17 julho 2011

"A minha é melhor que a tua!"

Isto poderia muito bem ser uma frase de uma criança, mas não! Actualmente, oiço isto muito de adultos.
Quando estava na fila, para jantar no Alive, estava uma menina (deveria ter uns 17 ou 18 anos, talvez mais) que saiu-se com o seguinte: "Não entendo, as pessoas quando chegam a Lisboa, e as pessoas de Lisboa, alteram o chip e ficam todas mal educadas!". Ok! Talvez tivesse 16 anos! Eu só pensava: "Estás num festival, ninguém prima muito pela educação e não sei de onde és, mas mesmo lá para 'cima', há muitas pessoas mal dispostas!". Agora parece que é moda: A minha cidade é melhor que a tua! Eu gosto muito do Porto (e não, não sou natural do distrito do Porto, mas sou de muito perto) e é claro que conheço melhor que a palma da minha mão a cidade onde estudo à 4 anos. Adoro os cafés de lá e adoro as ruas como a Miguel Bombarda, gosto muito do Parque da Cidade e podia estar aqui a enumerar tudo que gosto (desde o académico ao rotineiro). Uma pessoa gosta do que conhece bem. Já visitei várias vezes Lisboa e gostei, mas, sou sincera, continuo a preferir o Porto. E quando me vêm com: "Ah! Porque Lisboa/Porto está melhor preservado!"... Olhem, estão ela por ela, aqui em Portugal ninguém prima muito pela limpeza e mesmo com as recuperações sucessivas, as coisas vão melhorando, mas não é nada como os países nórdicos. Depois: "O Porto é mais escuro, parece tudo sujo" - O Porto está numa zona granítica, é natural que a rocha utilizada seja mais escura, no sul as rochas são mais claras (oraaaa... o calcário aqui para o Norte não é grande problema, acreditem, não precisámos de calgon).

Podia dar mais exemplos. É o mesmo com praias (para mim cá são, simplesmente, praias... gosto é das alentejanas), é o mesmo com faculdades (aqui dou um desconto pelas lavagens praxísticas), é o mesmo com clubes (sou portista e sou sócia e gosto do Pinto da Costa, mas fico contente pelos clubes TODOS quando ganham na UEFA), é o mesmo... com o cão, gato, blabla... Os portugueses primam por não ter orgulho do que está "cá" dentro. Eu sou a favor do regionalismo, acho que era uma mais valia, visto que aqui ninguém se sabe governar, mas qual é o objectivo de andarem sempre todos à "pancada"?! Que eu saiba, todos os sítios têm os seus pontos fortes e é desses que se faz o turismo, mas não... em Portugal o meu é melhor que o teu!

(Não estou a dizer que é tudo assim, mas conheço vários exemplos de norte a sul)

Só porque gosto deste anúncio:




4 comentários:

joana disse...

Eu sou lisboeta, de vivência e nascença, estudo também em Lisboa e... sou sincera. É uma cidade bonita como tantas outras. Conheço muitas outras cidades que me encantam. Mas o que mais gosto é a diversidade que temos por cá! :)

Dii* disse...

Gostei particularmente do calgon LOL acho que tens razão, apesar de gostar imenso do Porto tb acho muitas outras cidades bonitas e não ando para aí a dizer, "a minha cidade é que é fixe a tua não vale nada" '--
Apenas não estou de acordo contigo numa coisa, eu não ficava feliz se o benfica ganha-se a uefa ou o que quer que fosse. Tenho de ser sincera xD

Criss disse...

Dii, arranja um namorado benfiquista que tu vês xD

Verita disse...

Eu cá sou de Coimbra, adoro a minha cidade. Agora moro nas Caldas da Rainha e também é uma cidade muito gira para se viver. Adoro o Porto e imagino-me perfeitamente a viver lá. Lisboa tem imensas coisas boas, mas para viver é demasiado caótica para mim!!