12 julho 2011

Parvoíces do JN

Não é novidade nenhuma que os comentários no Jornal de Notícias não aumentam a cultura de ninguem. Muitas vezes até dão para rir, isso sim...

Hoje deparei-me com uma notícia sobre uma infecção nosocomial no Canadá (por um microrganismo cada vez mais emergente e preocupante nas unidades hospitalares). Primeiro, escreveram o nome de uma bactéria com aspas. Tudo bem, fica mais correcto em itálico, mas não é grave.

Vou a ver os comentários e deparo-me com isto:
1. "vacinem-se! comprem Vacinas! cuidado com a Brucelose! e as vacas loucas! e a gripe das aves h5n1 e o também o h1n1! e a gripe A! e a gripe suína! e a gripe dos pepinos e-coli! agora temos a clostridium difficile! cuidado! comprem vacinas! há muita doença! injectem a salvação nas veias!" - gripe dos pepinos? LOL E. coli nem provoca gripes, o pior efeito é mesmo umas infecções gástricas e urológicas (provoca meningite, mas é em bebés e não é das piores, acreditem), mas está bem. Se não fosse tão inculto, saberia que para infecções hospitalares nem há vacinas... É um problema HOSPITALAR. Quer que soletre?

2. "E curioso!Leio jornais e oico noticiarios todos os dias e a varias horas,e ainda nao me passou nem pelos olhos nem pelos ouvidos tal noticia.A unica coisa que ouvi,foi que um canadiano de Ontario,que esteve de ferias na Alemanha,apresentava sintomas de E.coli,que foi posteriormente desmentido.Sobre a noticia em causa,agradeco que os leitores canadianos se manifestem,para se averiguar se sou eu que nao leio os bons jornais nem oico as boas noticias,ou se ha exagero propagandistico" - Meu senhor, acredito que pelo Canadá não oiça falar muito disso, mas também, ainda foram apenas 21 pessoas e aqui em Portugal com 4 já se faz notícia. Contudo, ressalvo que esta bactéria é um problema emergente dos hospitais em Portugal e no mundo. Lá está, é uma infecção nosocomial (para quem não sabe: "Infecção hospitalar ou infecção nosocomial é qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.").

Resumindo e concluindo: Estou FARTA de ler atrocidades em comentários do JN, principalmente no que diz respeito a uma área que as pessoas muitas vezes nem sabem do que falam (acredito que muitos gostem de ir só comentar porque não têm nada para fazer e estão sempre de mal com a vida).

Não entendo como há tão pouca cultura nas áreas das ciências, não sou expert em economia, mas tenho noções e não ando a comentar o que não sei... Eu sei que por vezes são mesmo os jornais que não ajudam, mas está bem... fica aqui a minha visão!


2 comentários:

Rita Carvalho disse...

Daí que eu gostava imenso de ir para uma revista ou jornal noticiar as notícias relaccionadas com a ciência. bastante.

Criss disse...

Sempre escrevias direito e explicavas melhor que muitos que por aí andam --' Tb o "povo" às vezes nem a explicar...