02 janeiro 2012

The Yeatman Hotel


Este hotel situa-se num local privilegiado no que toca a uma bela vista sobre a Invicta. Tem uma arquitectura muito bonita mesmo, uma escadaria a perder de vista e uma recepção muito agradável. Foi escolhido como o Coolest Restaurante/Gourmet, no site O porto cool.

Todas as quintas, realizam-se jantares vínicos sobre diferentes produtores e tipos de vinhos, pela quantia de 50€. Quando disseram-me o preço até doeu-me o bolso, mas "Why not?" e o resultado? Foi das melhores experiências de 2011 e de sempre.

Primeiro, vamos para o Dick's Bar para as entradas e o vinho de entrada, sem faltar os tradicionais rissóis e assim, mas também com rissóis de risotto de cogumelos e outras coisas que nunca pensei. Com uma bela vista para o rio Douro lá ia uma pessoa toda entusiasmada para o jantar.

O restaurante gaba-se de ter 1 estrela michelin e quando nos põem o prato à frente percebe-se logo o porquê! Estão a ver os pratos masterchef? Limpos, lindos, com sabores intensos e lógicos? É isso mesmo. Ao todo foram 5 pratos. Desde de terrina de legumes, a puré de funcho, porco preto, entre outras coisas fantásticas. O meu prato favorito foi o peixe-galo, com uma massa saborosa e um molho espectacular. E a sobremesa?! Gelado de fava? Disse logo que odeio favas, mas o gelado era delicioso (nas figuras podem ver o crumble de maça e o prato de peixe).


Quanto ao vinho: no dia que fomos era espumante da zona da Mealhada. O mais interessante foi que ao provar antes da comida, uma pessoa até nem desgostava, mas passava ao lado, depois com a comida o espumante tinha todo outro sabor, delicioso até. Quem sabe, sabe! E nestes jantares é complicado sair de lá sem gostar dos vinhos, porque os pratos são feitos a pensar no intensificar dos nossos sentidos para aquele vinho em particular.

No fim, voltou-se ao bar para um café (ou chá) e nas mesas tínhamos umas pequenas delicias, entre as castanhas de ovos e uns pequenos bombons que mais pareciam ferreros.


Adorava um dia lá voltar, quem sabe :)

Sem comentários: